sexta-feira, 1 de julho de 2011

Sem patrocínio para natação, Flamengo tira R$ 1,6 milhões do futebol


O Sportv fez uma série de matérias chamadas "Raías Olímpicas" com os principais clubes do país que investem na natação. E a discrepância é evidente entre eles.

O atual campeão do Troféu Maria Lenk, o Minas Tênis Clube, tem o patrocínio da Fiat exclusivo para natação, que até 2016 vai investir R$ 1,5 milhão por ano nos 40 principais atletas do clube.

O Pinheiros, maior clube poliesportivo da América Latina, investe R$16 milhões por ano em 16 categorias olímpicas e abriga 38 mil sócios. Tem uma escolhinha com 815 crianças inscritas e outras 800 ainda aguardam por uma vaga. Na natação, tem o patrocínio da Sabesp.

Esses dois clubes são exemplos de administração olímpica, conseguem manter times competitivos dos mais variados esportes olímpicos e sem ter o futebol como dependência.

O Corinthians está mais avançado que o Flamengo na modalidade. Tem patrocínio para a natação e tem um dos maiores parques aquáticos da América Latina. Exelente estrutura para competição e forte investimento nos últimos três anos.

Já o Flamengo se segura no futebol para sustentar algumas modalidades. Se alguém falar que o Clube tem um campeão olímpico e mundial à sua disposição para atrair investimento e não tem um mísero patrocínio, ninguém vai acreditar. Segundo a diretoria, o futebol paga R$ 1,6 milhões por ano em um orçamento de R$ 2 milhões da natação.

O objetivo é chegar a R$ 3,5 milhões por temporada. A diretoria ainda tem como meta construir uma piscina de alto nível, com arquibancada e que possa abrigar qualquer tipo de competição. O projeto já está pronto, "só" falta o investidor.

César Cielo acertou com o Flamengo dia 31 de março, já se passaram 15 meses e a natação se encontra sem patrocínio, sem reforma nas piscinas e ainda tirando dinheiro do futebol. No próximo post coloco algumas promessas da época.

4 comentários:

Miguel Gonzalez disse...

O marketing do Flamengo fica perdendo tempo com Formula Truck e Showbol. Até 3 estagiários juntos fariam melhor!

Unknown disse...

É até cansativo falar do marketing do clube.

Com as estrelas que temos em tantas modalidades, campeões mundias ou olímpicos, medalhistas de ouro em etapas de circuito mundial, nada conseguimos.

Quem tem Ronaldinho, Cesar Cielo, Marcelinho, Diego Hipólito, Fabiana Beltrame, João Schittler e não consegue patrocínio, ser chamado de incompetente é pouco.

Ações utilizando esses atletas? Nenhuma.

Estamos ainda no século passado, achando que patrocínio é colocar placas nos eventos e marcas nos uniformes.

Patrocínio há muitos anos envolve ativação com os torcedores, negócios entre os patrocinadores, entre outros. E nem precisamos ser de marketing para saber isso. Está aí na internet para todos verem.

É a mesma visão limitada de que sócio torcedor é só dar ingresso de graça ou dar direito a voto. É isso também, mas há muito mais o que se fazer.

Felipe Godinho disse...

com tudo isso,será que vale a pena manter atletas que representam o clube poucas vezes durante o ano e nem treinam nas dependencias do clube? Marcio Braga tinha milhões de defeitos,mas uma politica dele era boa, a de não tirar dinheiro do futebol para colocar em outros esportes, cada esporte deveria ser auto sustentável para continuar no clube.....

Seria muito mais barato investir nas escolinhas de natação do clube e revelar novos cielos do que patrocinar o próprio que pouco da retorno ao clube

SRN

@felipegodinho1

Zeca Urubu disse...

Sei que a discussão é grande e a rivalidade esportes olimpicos x futebol é gigantesca. Já ouvi diversas vezes que o Flamengo é um clube olimpico e tudo, mas não consegue dinheiro próprio para os esportes olimpicos. Na minha visão daveriam manter apenas o Basquete e o Remo, além do futebol, por causa da tradição do Flamengo com essas equipes. Vivemos um completo descaso com o futebol, em que a presidenta não cansa de criticar o futebol e exaltar os esportes olimpicos (lembrete, ela é ex-atleta olimpica, explicado?). Todas as vezes vejo os "ginastas do Flamengo" agradecerem a todos que lhe "apoiam", como os patrocinadores, mas ao Flamengo nunca ouvi um obrigado da parte deles, inclusive o intragavel do Diego Hipólito, que só sabem falar Flamengo na hora que ficam sem o dinheiro do Futebol para sustentá-los.

Infelizmente hoje o Flamengo é um clube maquiado, e aliás, muito mal maquiado, por nossa presidenta, o preço será cobrado depois...

SRN

@ZecaUrubuRei