quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Uma papo com Arnaldo Szpiro, diretor de basquete do Flamengo

Arnaldo Szpiro, diretor de basquete do Flamengo, conversou com o blog sobre os novos reforços, a montagem do time, patrocínio e Liga Sul-Americana. Confira como foi:


1) Em uma entrevista aqui no blog, você disse que a partir de uma avaliação e das oportunidades do mercado, montaria o elenco bem diferente da última temporada. Mas praticamente a base foi mantida, como foi esse processo?

André, a base do time foi mudada já que os três reforços chegaram para compor o time titular. Acho que com esses novos atletas e com o Gonzalo começando a trabalhar desde o início da temporada, as coisas vão se encaminhar completamente diferente da última temporada.


2) O Flamengo durante as negociações chegou a fazer proposta para o Benite e Olivinha?

Para o Benite sim, para o Olivinha não.


3) O Baby tinha contrato até 2012, como foi a avaliação da saída dele? O custo-benefício não estava mais valendo a pena?

Todos os atletas passaram por uma avaliação da comissão técnica junto com a diretoria. A conclusão foi de que seria melhor para ambos os lados que o contrato fosse rescindido.


4) E a escolha pelo Caio Torres, que jogava o fortíssimo Campeonato Espanhol, qual é a expectativa?

O Gonzalo pegou informações com alguns atletas e técnicos que trabalharam com o Caio e tivemos as melhores informações possíveis. Nossa expectativa é a melhor possível. Já estamos muito impressionados com o ritmo dele nos treinamentos da seleção. Tenho certeza que será um dos pontos fortes do time. Com ele e com Kammerichs esperamos dominar o garrafão.


5) A SKY investiu na reforma do ginásio, mas agora resolveu não renovar o patrocínio. Como foi essa negociação? Preocupa a falta de patrocínio, tendo apenas a BMG?

Foi simplesmente uma escolha da SKY. Estávamos satisfeitos mas infelizmente o contrato não foi renovado. Na verdade temos dois patrocinadores : BMG e Olympikus. Não estamos preocupados. Estamos correndo atrás de novos patrocinadores e acho que teremos em breve boas notícias.

6) Acredita que o Fla vai começar o NBB com novo patrocinador?

Estamos trabalhando duro para isso. Acho que vamos ter boas novas até lá.


7) O Flamengo foi convidado para participar da Liga das Américas também? Porque a escolha apenas pela Liga Sul-Americana? Não daria pra jogar as duas?

Existe muita confusão a esse respeito e vou esclarecer. O Flamengo não foi convidado para participar da Liga das Américas. Pelo regulamento do NBB, cada equipe só pode participar de uma competição internacional. O Brasília tem o direito de jogar a Liga das Américas e vai jogar a Sul-Americana também por ter sido campeão da edição passada. Como se abriu uma nova vaga para o Brasil, primeiramente o Pinheiros, como terceiro colocado no ultimo campeonato, tinha o direito de escolha e escolheu a Sul-Americana, assim como nós. Porque a Sul-Americana? Por vários motivos: além do custo menor, a questão do calendário pesou bastante já que as finais serão antes do início do NBB e aí não teremos aquela loucura de jogos da temporada passada com 3 e até 4 jogos numa semana. Além do que o vencedor da Sul-Americana ganha uma vaga para a Liga das Américas e aí teremos a possibilidade de disputar as duas competições, o que obviamente é o nosso desejo.


8) As duas contratações estrangeiras foram sensacionais. Como foi a avaliação para contratar o Kammerichs e David Jackson?

Todos os nomes foram avaliados juntamente pela comissão técnica e pela diretoria. O Gonzalo já os conhecia e certamente sem a ajuda dele não teríamos tido sucesso nessas empreitadas.


9) E toda negociação para ter o Kammerichs? Quando o Fla teve a certeza que havia fechado? Não temeu que lá em Corrientes pudesse ter uma reviravolta naquela expectativa dele em ficar ou não na cidade?

A primeira coisa que fizemos foi consultá-lo para saber se havia interesse dele em vir para o Flamengo. Daí para o fechamento não demorou mais que uma semana. Aliás, nos três dias que passou por aqui deu pra notar que é um atleta dedicado e super tranquilo. Certamente acertamos na escolha dele.


10) Porque a decisão de fazer uma final em partida única. A televisão gostou, mas não é arriscado depois de investimento altíssimo colocar tudo a perder por causa de um jogo? Fora a torcida, e a parte esportiva. Na Liga Argentina, por exemplo, são sete jogos.

Foi uma escolha da Liga pra se conseguir um patrocínio maior e, por conseguinte, mais dinheiro pra todos. É um teste a pedido da Globo. Esperamos em muito breve retornar aos playoffs na disputa do título. Até porque nas duas finais entre Flamengo e Brasília, a decisão foi apenas no ultimo jogo.


11) Já existe o planejamento para ampliar o ginásio da Gávea para a disputa de alguns jogos do NBB?

A ampliação foi descartada, mas estamos tentando assim mesmo mandar alguns jogos da Liga no nosso ginásio.

12 comentários:

Gustavo Duarte disse...

Excelente entrevista André, parabéns!!
SRN!

Anônimo disse...

é uma pena que não se amplie o ginásio da gávea =/

Marcio disse...

André, sabe se o Duda já operou, e como anda sua recuperação?

bcb disse...

Legal a entrevista André, parabéns!

SRN

Ninho da Nação disse...

Márcio

Já operou sim, volta às quadras em dezembro.


BCB e Gustavo

Valeu amigos!

Cadu Rollo disse...

Porra, parabéns André, sensacional a entrevista!


Agora sobre a pergunta 7, se for verdade mesmo que o campeão da Sulamericana terá vaga automática para a Liga das Américas, então eu aplaudirei a decisão da diretoria como eu falei meses atrás.

Se existe essa possibilidade de classificação pela Sula não teria pq escolher a LDA.

Parabéns mesmo André!

Abraços,

Arnaldo Szpiro disse...

Com relação ao Duda, ele já foi operado sim. A primeira previsão era a volta no final de Novembro. Sua recuperação está indo muito bem e pode ser que seu retorno seja antes disso, Vamos aguardar e torcer.

Um abraço a todos

Anônimo disse...

Excelente entrevista!!
De fato, o Arnaldo Szpiro é um exemplo de profissional! O basquete rubro negro tem tudo p/ vencer, vencer e vencer!!!!

Marcio disse...

Obrigado, André e Arnaldo. Duda então está fora do estadual, liga e início de NBB. Estadual, será tradicional final contra Tijuca e venceremos, não sei com que grau de dificuldade. Início de NBB, Vamos ver, não sei qntos jogos ele ficará fora mas a Liga inteira??? Coitado do Jackson, sem rezevamento.

Leonardo disse...

Ótima entrevista, perguntas bem feitas e respostas dentro daquilo q esperávamos. Agora temos q torcer pra esse time jogar bem, se acertar fica difícil segurar o Fla!

danilo disse...

excelente entrevista parabens andre!!!

tirou qualquer duvida do basquete rubro negro


tambem tinha falado a uns meses atras que o campeao da sul americana tinha vaga na liga das americas muito boa escolha!!!! parabens ao arnaldo szpiro!!!!! vamo que vamo no embalo do bonde sem freio!!!

Jonas P. disse...

Parabéns André, entrevista sensacional.
SRN