domingo, 11 de dezembro de 2011

Flamengo campeão mundial e potência olímpica

Vejam só, no ano que o Flamengo foi campeão mundial, o Clube era forte na natação, basquete, remo, vôlei. E a Gávea era como uma "Vila Olímpica", com astros de todos os esportes vivendo juntos e um torcendo pelo outro.

Claro que os tempos mudaram, o futebol hoje não treina mais na Gávea, os atletas olímpicos se hoje ainda são amadores, imagine 30 anos atrás, mas devia ser fenomenal o ambiente naquela época.

"Naqueles tempos, nem se sonhava em consagrar como verdade absoluta o conceito de que jogador de futebol deve estar isolado do mundo, posto numa redoma. No vai-e-vem de astros, a Gávea se assemelhava a uma verdadeira Vila Olímpica rubro-negra. O futebol era reconhecidamente o carro-chefe do clube. Mas a sensação era de que todos eram iguais."

17 comentários:

Miguel Gonzalez disse...

O Flamengo nos anos 60 e 70 chegou a competir em cerca de 50 modalidades esportivas, entre olímpicas e não-olímpicas.

Nos anos 80, o clube tinha mais ou menos 30 esportes, todos com escolinhas.

Hoje, restam cerca de 15, sendo que menos de 10 com escolinhas.

Marcio disse...

O Corinthians está tentando ressuscitar. Alguém pode me dizer um clube de camisa, que encare o Clube de Regatas no esporte amador? Melhor ginástica do Brasil, melhor remo do Brasil, um dos melhores basquete do Brasil, uma das melhores equipes de natação do Brasil... Como vai o esporte amador do São Paulo, Vasco, Flu,...mimimi, mimimi, mimimi.

Marcio disse...

Completando Clube de Regatas do Flamengo.

Miguel Gonzalez disse...

Oi Márcio:

O Pinheiros no geral é muito superiror a qualquer clube no Brasil.

O Flamengo tem o melhor Remo, Nado Sincronizado e Ginástica Artística do Brasil sim. E tem escolinhas muito fortes nestes esportes.

O Basquete só começou a investir na base ano passado. O time adulto é praticamente todo ele composto de atletas contratados.

Na Natação, a mesma coisa. Nem com as milhonárias contratações o Flamengo chegou perto do Pinheiros e do Minas.

O Vôlei é o contrário. Tem escolinha forte mas não tem time adulto.

No Rio, acredito que Flamengo e Fluminense estejam um passo à frente dos demais clubes na base.

O Pinheiros ganha do Flamengo no Judô, no Pólo Aquático, no Tênis, no Vôlei, além de ter uns 25 esportes a mais que o Flamengo.

No Futsal, o Botafogo ganhou o Estadual e o Flamengo nem time adulto tem.

Marcio disse...

Olá Miguel, vc não deve estar falando sério. Só na sua mente, o Pinheiros é time de camisa. Se for assim, o Flamengo é superior ao Pinheiros pois ganhou 6 títulos nos últimos 6 anos ( 4 cariocas, 1 brasileiro e uma Copa do Brasil).

Você falou Fluminense, será que foi bem isso que eu ouvi? Mal e porcamente, investiu na natação, onde jamais sonhou em ter os 10 títulos nacionais do Fla, e nesse momento nem perto do nacional e perdeu para a natação reserva do Fla no estadual. Basquete, ginástica, judô, remo, resumindo eu considero, perto do Fla, um pingo e um oceano.

Botafogo? o que é isso? Vou até dar parabéns pelo regional de futsal, mas daí a compará-lo ao Flamengo, você só não me ofende pq é engraçado.

Presente: Fabiana Beltrame, melhor do mundo, Cesar Cielo, melhor do mundo, Diego Hipólito, melhor do mundo, basquete: 1 NBA, 1 seleção argentina e 2 seleção brasileira).
Fale um pouco do Botafogo....

Miguel Gonzalez disse...

Márcio,

O Pinheiros foi superior ao Flamengo em número de títulos conquistados e em número de atletas no Pan 2011.

No Futebol, o Flamengo foi superior ao Pinheiros. No Remo, na Ginástica Artística e no Nado Sincronizado também.

No Basquete o Fla ficou atrás do Pinheiros. Fora isso, deu Pinheiros na Bocha, Natação, Squash, Tênis, Bolão, Vôlei, Basquete, Peteca, Atletismo, Judô, Handebol, Esgrima e tantos outros esportes.

O Fluminense foi melhor que o Flamengo na base: confira os resultados do Basquete, Futsal e Vôlei.

Marcio disse...

Hahahaha, quando vc Miguel diz que o Flu foi melhor que o Fla na base, vc me faz lembrar que o Flu tem 5 Taças São Paulo de Jr, apesar do Flamengo ser hexa no profissional. A base, prepara para formar grandes profissionais, o Flu prepara na base do basquete, futsal e vôlei para que ?
Quanto ao basquete, o Fla não só está a frente do Pinheiros, como estou esperando sentado, um bi nacional e uma sulamericana do Pinheiros.

E deixa eu te contar uma coisa Miguel, se eu te pedir para contar a história do Pinheiros, vc me conta em 2 folhas. A história do Clube de Regatas do Flamengo, são 116 anos de tradição em todos os esportes, por isso, a sua marca vale segundo empresa inglesa, mais de R$ 700.000.000,00, por isso é o mais querido do Brasil, e o que mais me orgulho de ser flamenguista é o fato de eu dizer pra vc ou pra qq um que eu sou flamenguista, não escondo a minha identidade clubística, pq demonstra inferioridade e vergonha, como a que vc sente. Veja, eu só falei do Flamengo, e vc se desdobra em Pinheiros, Flu, Bota.....que é a verdadeira cara dessa laia sem identidade chamada anti-flamenguismo.

Luiz Filho disse...

Marcio, nessa eu estou com o Miguel e engana-se você quando diz que se conta a História do Pinheiros em duas folhas.

O Pinheiros é o maior clube poliesportivo das Américas. Nem tudo pode ser Flamengo! Gostaria muito que o Flamengo tivesse nos Olímpicos a gestão do Pinheiros. No futebol também, já que em relação a gestão somos um lixo, salvo algumas poucas exceções.

Seriamos comparáveis ao Real Madrid e ao Barcelona, os maiores do mundo não apenas no futebol, que é o maior esporte, mas não o único.

Marcio disse...

Luiz Filho, mais uma razão, para exaltar a instituição, e não os homens. Mesmo com esse lixo de gestão, como vc mesmo falou, por mais q vc queira levar honras ao Pinheiros, que até merece, não diminua a instituição fantasticamente gigante que é o Flamengo, tão gigante, que é até olimpicamente poderosa. e futibolísticamente nem se fala, com tanto amadorismo dentre seus diretores.
Não seremos comparados a Real e Barça jamais, não tecnicamente, mas estruturalmente, simplesmente pq real não é euro.
Mas querendo, agente agenda um dia, para fazer um comparativo entre essas duas instituições, seja pessoalmente, aqui mesmo, como vc desejar, será uma honra.
Vamos falar por exemplo, quem era o rival do Flamengo na natação na época de Maria Lenk, ou quem sabe no título mundial feminino de basquete, 1966, falar de Kanela, de Buck....fazer um paralelo com qq adversário me diverte demais.
Agora, levando para o lado pessoal mesmo, o Miguel disse outro dia que tinha vergonha de ser flamenguista, nem é flamenguista, e sequer assume essa postura que está cada vez mais clara. Basta assumir, ao invés de vir aqui ironizar e rebaixar o Flamengo diariamente.

Luiz Filho disse...

A questão não é "rebaixar" o Flamengo é apenas constatar sua realidade. Concordo com você em relação ao tamanho do Gigante Flamengo e não diminuo seu tamanho, jamais!
Quero comparar, sim, equiparar, sim a Barcelona e Real Madrid porque estes são do tamanho do Flamengo!
São o que nosso Flamengo merece e tem totais condições de ser porque podemos comparar qualquer nadador espanhol com Maria Lenk e César Cielo que levaremos vantagem, entende?

O Flamengo merece ser maior, e deve mudar muita coisa! Só para começar, porque não se separa em gestões independentes o Futebol, os esportes olímpicos e o Clube social? Geridos independentemente em modelos de negócios totalmente profissionais, formariam uma holding poderosa, um "Global player", que o Flamengo de fato é. Ninguém aqui quer diminuir o Flamengo, muito pelo contrário.

Ninho da Nação disse...

Acho que é fato que ECP e MTC estão a frente do Flamengo, pois investem a vários anos no esporte e sabem lucrar sem apoiar no futebol, além dos vários projetos aprovados - e captados, através do Governo Federal.

Agora no Rio é o Flamengo que está na liderança, isso sem grandes discussões.

O que tem que ser debatido é se o modelo atual do Flamengo é sustentável se a Patrícia sair ano que vem.

Infelizmente não é. O caixa única continua, a captação via Ministério do Esporte não acontece, falta um profissional capacitado para trabalhar apenas pra esse departamento.

O próximo presidente que entrar, se não for tão ligado aos esportes olímpicos, vai querer gastar o que se gastou ano passado com essas modalidades?

Vai querer é enxugar o orçamento e investir no futebol, que diga-se, é de direito.

Marcio disse...

Amigos, existe uma palavra que hoje em dia me intriga muito: GESTOR. Me intriga, pq se vc andar pelas ruas e perguntar a qq pessoa se ela tem capacidade de administrar uma empresa, ela dirá que sim. Na verdade, pouquíssimas pessoas tem essa capacidade, e isso deveria ser averiguado com mais competência, menos peso político e menos apadrinhamentos. Me digam um nome indiscutível no mercado para o futebol e outro para a parte administrativa do Fla. Para o esporte amador, eu arriscaria Bernardinho.

Luiz Filho disse...

Traz o dirigente do Pinheiros para gerir os olímpicos e o social também.

Paulo teti disse...

Eu concordo com o Luis em diversos pontos , se fossemos bem administrados seríamos uma potência em tudo não só no futebol como nos esportes olímpicos.Atualmente e inegável dizer que o Pinheiros e o Minas estão em patamar superior ao nosso nos esportes olímpicos, é isso sem ter que tirar 45 milhões anuais do futebol. Não da pra entender o que acontece no mkt do fla , como e tão desorganizado, o clube não consegue criar uma estrutura que possa separar os departamentos de licenciamento, futebol,esportes olímpicos , midia ,projetos, branding,franquias e etc. Não consegue sequer criar um programa de fidelidade ou sócio torcedor.
Seus clientes (torcedores)são tratados como gado para comprar um simples ingresso, ações de relacionamento dos patrocinadores com os torcedores praticamente não são feitas por iniciativa do nosso departamento de mkt.( reparem nas ações que são criadas são sempre por inciativa da Olimpikus ou Tim)e na verdade deveria ser função do nosso departamento criar, ativar e vender isso como um plus aumentando nossas receitas.

Amigos somos um gigante adormecido e mal explorado, se fossemos bem administrados seríamos realmente uma super potência mundial, clubes como o Fluminense e Botafogo se tornariam os "espanhois" cariocas.
Nossos verdadeiros rivais no pais deveriam ser o Corinhtias ,São Paulo e Vasco. É o pior de tudo e que O corinthias está se organizando pra isso. Não me surpreenderia se daqui a alguns eles passem a dominar o futebol brasileiro.
Abs,

Paulo teti disse...

Alguns nomes de possíveis gestores em diversas áreas:
Brunoro (Brunoro sports) , Ze Roberto Guimaraes (tec da sel de vôlei), Renan Dalzoto (está no Fiqueirense),Rodrigo Caetano (Futebol), joão Henrique Areias ,Nalbert (poderia ser uma aposta), Fernando Carvalho do inter e executivos de empresas como a Octagon ou IMG ,além de executivos de outros times ref como Barcelona, Manchester United e etc.

Marcio disse...

Como foi variada a sua resposta em Luiz Filho, rs? brincadeira, amigo. Mesmo assim, não duvido que esse dirigente faria um bom trabalho no Fla. O que teria que dizer pra ele, era que a partir de agora, sua responsabilidade não era mais para com 8 sócios da classe média alta de São Paulo, mas para 35 milhões de pobres, ricos, cariocas, paraibanos, paranaenses....Eles seriam cobrados, mesmo com o Fla bi brasileiro de basquete, campeão de tudo no remo, multi campeão de ginástica e retomando a natação e maior número de medalhas que quase a totalidade de países no para panamericano.

Ao Paulo Teti, já citei o Areias aqui diversas vezes. Brunoro é bom, mas seu trabalho parou lá na época da Parmalati. Fernando Carvalho sem dúvidas, ótimo trabalho a muito tempo. Rodrigo Caetano prefiro esperar. Vi vascaínos e pessoas ligadas a imprensa, falarem em ano épico do Vasco, tão épico quanto o do Santo André em 2004, pois ambos ganharam a Copa do Brasil.

O marketing do Fla é péssimo, mas desconheço o marketing de Pinheiros e Minas, só os desculpando , por serem marcas microscópicas perto da marca Flamengo.

No final do ano que vem, espero estar aqui confirmando que o Flamengo terá longe o melhor CT do RJ ( se é que Vasco e Botafogo tem CT), primeiro clube do Brasil a ter museu ( em SP é museu do futebol e não de clube), e maior loja de material esportivo da América Latina( isso já existe Flaconcept).

Anônimo disse...

Interessante ler estes comentários de vcs hj; como a coisa era ruim há 3 anos...domingo poderemos ser campeoes mundiais de basquete novamente...vida longa aos blues! SRN!!