sexta-feira, 15 de junho de 2012

A limpa geral e justa no basquete Rubro Negro


Do elenco da temporada passada só restaram Marcelinho, Caio Torres e Duda. Foi uma limpa geral, como nunca antes visto na história do basquete Rubro Negro...hehe. Não tinha como ser de outra maneira.

Eis o pacotão de reforços: Marquinhos, Olivinha, Benite, Kojo, Shilton e Gegê. Os jogadores da base Xupeta, Alexandre e Diego completam o elenco.

O ala Marquinhos assinou por dois anos, uma boa novidade. O quinteto titular permanece forte, o banco tem boas opções como o Shilton e Kojo, o Benite pode ser uma opção para ala, porém ainda falta completar o elenco, em especial na posição dois e quatro, para brigar pelo título.

Na armação, um problema que precisava ser corrigido, foi bem reforçado. O garrafão está muito forte. Caio Torres renovou. Jogando de costas, como pivosão mesmo, é mais jogador que o especulado Murilo. Apesar de que este é mais completo, tem um repertório maior de jogadas, que inclui tiros da linha de três pontos. Torres, enquanto esteve bem fisicamente, foi melhor que Murilo na série semifinal.

Sem Kammerichs, Olivinha e Shilton vão brigar para ver quem pega mais rebotes.

Faltam aindas duas questões: A renovação de patrocínio da BMG e da Gatorade e se o time contará com reforços estrangeiros.

Mas talvés a grande questão, e a grande torcida, seja pelo trabalho do José Neto. Porque na temporada passada o elenco era belíssimo, mas Gonzalo Garcia não acertou o time. Depois de um bom primeiro turno, perdeu a mão no segundo turno, apesar de ter feito uma boa série semifinal contra São José. O time foi eliminado, mas não foi nenhum vexame, cada um venceu seus jogos em casa. O erro foi ter perdido essa vantagem com as várias derrotas na reta final da fase de classificação.

Neto fez o caminho inverso: teve grandes dificuldades no começo do NBB pelo Joinville, mas fez um excelente segundo turno, eliminou o forte Paulistano nas oitavas, abriu 2 x 0 contra o Pinheiros nas quartas, porém permitiu a virada dos paulistas. Mas o fato é: fez uma limonada sem limão. Agora no Flamengo poderá fazer uma limonada sensacional, porque o que não faltam são limões.

Alguns números dos reforços:

- Marquinhos: 17.34 pontos; 3.92 rebotes; 2.92 assistências

- Benite: 15.09 pontos; 3.39 assistências

- Olivinha: 14.39 pontos; 7.11 rebotes

- Kojo: 14.32 pontos; 5.42 rebotes; 4.90 assistências; 2,10 bolas recuperadas

- Shilton: 10.53 pontos, 7.11 rebotes

15 comentários:

Lucas disse...

Tb acho que fica faltando um 4 pra compor o elenco, de qualquer jeito fica muito forte o time! Se o Arnaldo Szpiro tiver lendo o blog, bem que poderia dar um toque avisando se o elenco terá mais alguma peça ou se realmente estaria fechado com essas contratações. Falo isso pq sei que ele já comentou aqui em outras oportunidades.

Enéas Lima disse...

Esse meu amigo André é muito guloso por reforços. Mas já esta formado um baita plantel, com redução de custos e chegou a hora de aproveitar melhor a base. Base Flabasquete neles.

Anônimo disse...

E o duda continua, a trcida ja nao atura mais e ele continua. É ridiculo isso, ngn mais quer ele e ainda renovam

bcb disse...

O time do NBB que acabou agora, com um armador bom e mais um ala poderia ser tão bom ou melhor do que o time que está sendo formado, ainda bem que o Szpiro aprendeu e agora vai reformular geral e não só parcialmente.

O time tá pronto, falta só um 4, que poderia ser um americano de preferencia bem atlético e com bom jogo defensivo.

Acho que Marcelinho e Marquinhos não podem jogar ao mesmo tempo, fora em situações específicas, então me pergunto se o Marcelinho vai achar ok ir pro banco.

Anônimo disse...

se ele não gostar manda embora, ele eo irmão dele. e enquanto ao 4 concordo com voce, deis que não vem da argentina porque os caras vem no ano senguinte quer voltar pra la

Esporte Rio disse...

O Flamengo já tem 13 jogadores em seu elenco da próxima temporada. Falta um. Deve ser o Murilo.

Esporte Rio disse...

O Flamengo pagou o que deve ao Futsal?

Anônimo disse...

Murilo já renovou com SJC

Ruy Moura disse...

O Felipe do Paulistano - veterano -é um baita jogador de basquetebol e não tem os holofotes sobre ele. Seria uma boa indicação para o Arnaldo Szpiro, para completar o elenco na posição 4. Quanto aos irmãos Machado, tem de se respeitar a importância do Marcelinho e a presença do Duda se explica porque os irmãos Marcelinho e Ricardo (fisioterapeuta) estão no Flamengo. Quem sabe o Duda volta a ser o bom jogador que foi nos NBB1 e NBB2?

Lucas disse...

Concordo que o Felipe é muito bom jogador mesmo, seria ótimo pra compor a 4 com o Olivinha, mas acho q ele já renovou com Paulistano

Luiz Filho disse...

Se o time fosse esse (os 5 do post) já seria um time de 71 pontos e 22 rebotes por jogo, para começar, com treino tem tudo para encaixar. Concordo com o argumento de que faltam um 2 e um 4 para azeitar a máquina.

Pensando no longo prazo esperaria os jogos olímpicos e dependendo de medalha tentaria o Leandrinho para a 2 com contrato de longo prazo (3 anos, com parceria) e faria de tudo para fazer com que o Varejinho voltasse e forçando ele jogar na posição 4, onde acho que pode evoluir e muito nos próximos anos.

Pensando assim teríamos time para muitos anos. Sobre Marcelinho, a contratação de Marquinhos deixa claro que não será o titular, como na seleção (só que com um pouco mais de tempo).

Analisando, vejo o time titular assim: Kojo, Benite, Marquinhos, Olivinha e Caio Torres. A força deste time estaria no conjunto, na rotação, o banco é muito forte!

Anônimo disse...

Vc é loko marcelinho banco? o maior cestinha de todas as ediçoes do nbb? sou mais ele q o marquinhos!
Gabriel

Christian disse...

O 4 reserva é o Shilton que é ala-pivo e não pivo, ele que vai revesar com o Olivinha e o Caio Torres, parece que o Atila Santos fica também para ser o reserva do 5, além disso o técnico pode colocar o Marquinhos de Ala-Pivo junto com o Marcelinho na Ala, ou o Marcelinho de Ala-armador com o Marquinhos na ala, o time tem flexibilidade e banco coisa que faltou e muito ano passado. Quanto ao Duda só lembrando que ele operou o ombro e isso prejudicou a temporada dele. Além disso o Marcelinho tem 37 anos ele já sabe que a idade tá pesando, inclusive na seleção ele ja está trabalhando no banco sem problemas.

Luiz Filho disse...

Eu só acho que o Marcelinho está e deve fazer uma transição tranquila para o final de sua carreira, inclusive se preparar para ser dirigente do clube, o que respeitaria não apenas sua liderança técnica e carismática. Penso em uma equipe que se formará para um prazo mais longo e Marcelinho não pode ser titular por muito mais tempo.

Brigaria por posição e não descarto de modo algum sua história e a importância para o time atual, inclusive nas relações de vestiário.

Shilton joga bem nas duas posições, mas acho que rende melhor de 5, apesar de sua estatura menor do que a média dos pivôs.

O importante é que o time é versátil, por exemplo: Benite pode jogar na 1 e na 2, Marcelinho e Duda na 2 e na 3, Shilton e até Olivinha na 4 e na 5, e assim por diante. Esta equipe recém formada ganha variação tática e em eventuais contusões formações que podem funcionar contra qualquer adversário. Otimo!

costabrito disse...

O time deste ano tinha tudo para conseguir pelo menos um titulo expressivo,mas faltou aquele plus a mais de time campeão.Espero que esse novo time seja bom de 3º quarto,sem apagoes !!!!!!!!