quarta-feira, 22 de agosto de 2012

A volta de Adriano


Adriano voltou. Grande parte da torcida está em festa, eu prefiro não criar grandes expectativas. E nem é para não se decepcionar, mas sim porque os fatos indicam que não se devem esperar grandes coisas do Imperador.

Ele está há mais de dois anos sem saber o que é uma rotina de jogador profissional. Poderia ser pior: seu contrato vai até dezembro, seu salário será pago por produtividade, e como deve estrear daqui um mês, terá pela frente uns dois meses para jogar alguma coisa parecida com futebol.

E sendo racional: o time não tem mais nada a perder no Brasileiro. Cair não vai, ser campeão também não, quem sabe consiga uma vaga na Libertadores. É possível, mas tudo indica que deve ficar pelo meio da tabela. Portanto, não vejo como Adriano possa piorar a situação, causar algum tumulto, instabilidade, a ponto de temer pelo rebaixamento.  

Nesse período curto, Adriano deve se esforçar para ganhar confiança, participar dos treinos, fazer algumas partidas, até porque vai ganhar por atuação. E tentar a sorte com a próxima diretoria que se eleger para continuar no Clube ano que vem.



****************


Quando tiver em condições de pelo menos ficar no banco, Dorival terá a sua disposição: Adriano, Deivid e Liédson. Será que vai manter o esquema com Negueba e Thomás?

Verdade que o encaixe ainda não está perfeito, os dois pontas não conseguem jogadas objetivas no ataque, mas dentro da disposição tática de jogo está funcionado. Ou a defesa só levou um gol em quatro jogos por mérito apenas da zaga? Ou do Cáceres? A marcação desde lá no ataque tem ajudado a não sobrecarregar tanto o sistema defensivo.

Segue trecho da matéria do site oficial do Flamengo:

"Dorival Júnior dividiu a equipe em três grupos e fez um treinamento de ataque contra defesa, com ênfase na marcação sob pressão no campo adversário. Ele deseja que todos apóiem a marcação e que a responsabilidade de marcar não fique restrita somente aos jogadores de defesa."

Vamos ver até quando isso vai continuar sendo feito. Mas se Dorival aprovou a contratação do Adriano, ele deve ter uma idéia de como usá-lo.

Nenhum comentário: