quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

A contratação de Rafael Vieira, o analista de desempenho do Flamengo

O Flamengo acertou a contratação de Rafael Vieira, analista de desempenho que acompanhava o técnico Mano Menezes na Seleção Brasileira e também no Grêmio e Corinthians. A informação é do jornalista Gilmar Ferreira.

Qual seria a função de uma analista de desempenho? O próprio Rafael responde em seu antigo blog:

“O analista de desempenho é o profissional auxiliar técnico especializado em analisar e interpretar os comportamentos da partida de futebol. Este profissional é responsável por oferecer subsídios e ferramentas de análise do adversário e da própria equipe para o técnico, bem como comportamentos individuais e de desempenho de performance técnica e tática”

No Grêmio, ele participou da criação da Central de Dados Digitais, que avalia adversários e desenvolve um banco de dados de atletas. É mais um passo da nova gestão para profissional, mais uma ferramenta para o trabalho de Dorival ser melhor que o do ano passado.

O interessante é que o analista pode apontar uma ideia de jogo, ou uma tática, baseada em suas avaliações individuais e coletivas do elenco, desenvolvendo mais modelos de jogo.

E outra: os analistas também são os responsáveis pela montagem dos treinamentos seguindo o modelo de jogo do treinador ou de acordo com as necessidades da equipe.

Um comentário:

Unknown disse...

O rafael ainda trabalha no clube?