terça-feira, 24 de setembro de 2013

O risco do copo cheio ou do copo vazio. Ou: cada três pontos conquistados é um tijolo para um Flamengo melhor

A coluna do Fernando Calazans de domingo tem toda sorte de oportunismo, arrogância - que ele tanto critica, além do imediatismo que tem quebrado o Flamengo nesses últimos anos.

Sua função precisa ir além do papo de boteco: é tentar passar para aquele torcedor desesperado, que só lê jornal no final de semana e que só quer saber de bola na rede, o que está em curso atualmente. Mas Calazans escolheu o deboche, a arrogância de apontar e julgar quem conhece mais de Gávea. Que aquele dirigente fanfarrão conhece tudo de Flamengo ao contrários destes engravatados. Que aquela ex-atleta sabe tudo de Flamengo, em oposição àqueles senhores executivos pragmáticos. É, o clube tem uma geração de ex-dirigentes criados na Gávea invejável mesmo.

Realmente, essa gestão que está aí desconhece a história da Gávea. Que sempre esteve acostumada a contratações bombásticas e populistas, pensando no hoje, sem importar como pagaria o imposto de amanhã, antecipando receitas ou enfiando o pé na jaca nos empréstimos. Pagamento em dia de salários, impostos e uma gestão formada por grandes profissionais "de outras áreas" é coisa de gente indigna mesmo.

Ou de um Fernando Calazans do passado, menos oportunista, que corre ao sabor da direção do vento. Segue trechos de sua coluna de pouco tempo atrás, graças ao arquivo digital do jornal O Globo, quando o Leonardo afirmou que o Flamengo deveria ser vendido e a resposta do Kléber Leite foi que o clube não paga nem o seu refrigerante:



É fato que não é normal que o Flamengo vá para seu quarto treinador em menos de um ano. É natural que a torcida nivele tudo por baixo, entretanto é preciso ver o que está sendo feito além das quatro linhas, por mais que seja angustiante e nebuloso.

O objetivo principal deste primeiro ano era administrar as contas. Aquela bagatela de R$ 40 milhões de entrada foi necessária para o start via acordo com Receita Federal. A partir de agora "basta" cumprir as duras parcelas, adequando-as ao fluxo de caixa para não mais ser pego de surpresa com penhoras que neutralizam o poder de investimento.

O risco é enxergar que é ou copo cheio ou copo vazio, sem meio termo. O perigo é seguir na linha de que é tudo a mesma coisa apenas pelo resultado em campo.

A torcida já aguentou muito time ruim, muitas campanhas lamentáveis, mas o que se via era a contratação pela simples contratação, sem nada que indicasse uma mudança de rumo. Pode ser que Pelaipe seja um péssimo executivo mesmo, mas quem sabe dando-lhe um orçamento e autonomia nas contratações ele tenha mais êxito. Por que esse ano a chave do cofre ficou nas mãos do vice-presidente de finanças Rodrigo Tostes e, por um motivo simples: o rombo do cofre precisava ser administrado. Daí as contratações por empréstimo, daí as contratações vetadas.

Pode ser que eu quebre a cara e que não tenha nada disso, mas os sinais são claros. Uma gestão que mesmo com um projeto de anistia pintando no Congresso Nacional resolveu apertar suas finanças, pagar todos os impostos atrasados e manter o salário em dia, antecipando o pagamento histórico do dia vinte do mês seguinte para todo dia cinco, como qualquer trabalhador normal.

O Flamengo não tem time para cair, não acredito mesmo em rebaixamento. Se a torcida tiver um pouco de paciência, aguentar essa fase e tentar enxergar a longo prazo, todos têm a ganhar. A torcida terá um clube que cumpre suas obrigações, que tem credibilidade no mercado,que estruturou sua parte física, que tem um orçamento próprio, que fez os esportes olímpicos autossustentáveis, tudo isso com gente capacitada para exercer cada função.

Não tenha dúvida: cada vitória, cada classificação, um tijolo está sendo colocado para um Flamengo melhor.

7 comentários:

Alexandre disse...

Sejamos realistas e pacientes. Concordo que dias melhores virão. SRN

Anônimo disse...

Prezado,

Precisamos denunciar é a mediocridade da imprensa esportiva brasileira, incluídos Fernando Calazans, Renato Maurício e outros figurões. Está sempre com o discurso da gestão eficiente etc, mas são os primeiros a repetir a mesma ladainha de sempre, basta o Fla ou outro grande não vencer. Cheios de pose.
Lamentável. É preciso denunciar a incompetência da imprensa esportiva brasileira, principalmente destes velhos figurões. São incompetentes e arrogantes.
abs

Bcb disse...

Excelente texto, André.

Você citou o Calazans mas poderia ter escolhido dezenas, esses caras bradam um monte de coisas mas são incapazes de enxergar quando essas mesmas coisas que eles tanto queriam estão acontecendo bem diante de seus olhos.
A imprensa esportiva brasileira é risível.De alto nível temos muito poucos.
Como você sigo acreditando que o Flamengo caminha para ser um clube melhor, ninguém disse que seria fácil.

DAVID disse...

Comentarista é a profissão mais irresponsável que existe. Vc fala o que quer e tanto faz se tem coerência ou não, sempre vai ter alguém que vai achar " legal". Aposto que muitos deles não tem competência nem pra administrar sua própria casa, mas se acham dono da razão pra falar do que desconhecem.

Anônimo disse...

Os salários nao estão em dia...No basquete se deve dois meses, o futebol tem direitos de imagem atrasados desde junho. O CT sequer teve retomada as obras. Walim é prepotente, arrogante e e covarde. É quem manda no clube, mas nao coloca as caras, e se esconde atrás do Pelaipe.Erraram a mão feio no futebol, nao houve planejamento...houve contratações de péssimo gosto e dispensas mal realizadas e mal conduzidas. Bandeira parece ser um cara do bem, mas é mandado por Walim e BAP. Precisa bater mais na mesa e se impor. A atual gestão tem pontos positivos ? Sim, é claro,houve avanços mas ser honesto é obrigação,nao é virtude alguma, como tentam bradar por aí,alguns incautos . Mesmo assim,avante, Flamengo. Saudações rubro negras

Anônimo disse...

E uma vergonha o flamengo ter um profissional que realmente entenda de marketing,uma marca como a do flamengo não ser devidamente explorada ,se não tem profissional no brasil traz de fora do país,aí vamos ver o melhor marca e mais valorizada.

Anônimo disse...

E uma vergonha o flamengo ter um profissional que realmente entenda de marketing,uma marca como a do flamengo não ser devidamente explorada ,se não tem profissional no brasil traz de fora do país,aí vamos ver o melhor marca e mais valorizada.