sexta-feira, 21 de março de 2014

Libertadores 2014: Bolívar 1 x 0 Flamengo

O Flamengo se complicou demais na Libertadores, mas mesmo assim só depende de si para chegar às oitavas de final da competição.

Foi uma das piores atuações do Jayme no comando do Flamengo. Pecou demais guardando no bolso uma substituição, mesmo vendo um André Santos demorando quase dois minutos para voltar do ataque para a defesa. Erro grave. Todos os ataques do Bolívar aconteciam por lá. 

(Falta mais ao Jayme um envolvimento maior com o jogo. Ser mais pontual e incisivo. Todas as vezes ele aparece de braços cruzados e falando pouco, quase nada.)

Com a entrada do Paulinho, que deveria ter começado como titular, o Flamengo apresentou alguma melhora, retendo mais a bola no ataque. Carlos Eduardo inclusive fez um belo passe - o melhor desde que chegou, para excelente chute do Paulinho. Melhorou com a boa participação do Mugni e quase chegou à vitória com a entrada do Alecsandro já nos minutos finais, colocando o Éverton de lateral esquerdo.

Dizer que "eu falei" é cruel, até porque só se lembra do que falou quando o contrário deu errado, porém estava claro o drama que seria ver os laterais apoiando e voltando para marcar jogando naquele morro. Léo Moura praticamente não subiu. André Santos, das vezes em que apoiou, sofreu para voltar. Jayme poderia ter encurtado esse trabalho dos laterais.

E foi sempre pelas laterais que o adversário atacou. Veja no mapa de calor.


Os volantes fizeram um péssimo jogo. Amaral e Muralha erraram passes demais. Muralha, então, sempre quis dar o passe mais difícil e matou inúmeros contra-ataques. Por isso a hipótese de jogar com três zagueiros para ter que jogar com apenas um volante parece ser aceitável, apesar de que na prática pode não funcionar.

Foram inúmeros e infrutíferos passes no meio de campo sem qualquer agressividade. O mapa de calor revela isso. A verdade é que o Flamengo, sem saída de bola com os laterais e um Carlos Eduardo que vive de toques pro lado, não passou do meio de campo:



Jayme tem 15 dias para preparar o time para a batalha que será o jogo contra o Emelec. Pro Flamengo até um empate ficará de bom tamanho. Mas para o adversário será o seu jogo decisivo. Vamos ver como o Flamengo segura essa pressão.

Um comentário:

Anônimo disse...

O flamengo tá precisando de um volante de saída de bola , quem podem fazer esse papel e o luiz antônio ,e só observar no primeiro jogo com o botafogo na copa do brasil que o elias não jogou porque estava suspenso ele fez uma grande partida ,e rezar para o flamengo ganhar os dois jogos e se classificar.