terça-feira, 15 de abril de 2014

Estatuto modificado: o Flamengo caminha rumo à sustentabilidade olímpica


Foi uma noite histórica para os esportes olímpicos do Flamengo.

Foi aprovada nesta segunda-feira a adequação do estatuto à Lei Pelé. Com esse alinhamento, o clube continuará apresentando projetos para captação via Imposto de Renda e ICMS, além de participar das chamadas públicas e dos convênios com o Ministério do Esporte.

Além disso, está legitimamente apto a participar da partilha dos R$ 130 milhões, oriundos dos 0,5% da loteria, que está parada na conta da Confederação Brasileira de Clubes há três anos. Essa grana será dividida entre os principais clubes formadores de atletas olímpicos do país, o que se discute agora são os critérios para essa divisão.

A oposição, liderada por Leonardo Ribeiro, tentou uma emenda esdrúxula: que 20% de toda receita líquida do Flamengo fosse destinada para os esportes olímpicos, continuando assim a eterna dependência do futebol. Conseguiu apenas dois votos, foi clamorosamente derrotado e levou uma sonora vaia.

(Como seria salutar uma oposição justa e com valores à frente desses tempos amadores que graças a Deus vão ficando para trás)

Foi sem dúvida uma vitória política também. Durante a campanha a atual gestão foi acusada de ser peremptoriamente contrária aos esportes ditos amadores. Quando foi obrigada a encerrar diversas equipes adultas foi um escândalo. Muitos não entendiam, alguns disseram que seria retaliação, mas mesmo assim continuaram o trabalho, apesar da desconfiança dos atletas (que hoje fizeram campanha pela modificação e inclusive estiveram ontem à noite na Gávea), conseguiram as Certidões Negativas, apresentaram diversos projetos e lutaram com toda as forças para um fato inédito: modificação do arcaico estatuto de 1992.

Os esportes olímpicos caminham para a sustentabilidade, impedindo que todo esse custo caia no colo do já combalido do futebol. Vence o Flamengo, vence a tradição, vence o futebol Rubro Negro!

3 comentários:

Alexandre Póvoa disse...

Caro André e leitores do blog,

Agradeço muito o apoio do blog à causa dos esportes olímpicos. Tentamos ontem desvincular qualquer viés político da aprovação de ontem e acho que as pessoas compreenderam.

Foi muito bonita (e diria decisiva) a mobilização dos atletas, desde garotos muito jovens até o time inteiro de basquete que estava presente, incluindo Marcelinho e a campeão mundial Fabiana Beltrame.

Mas no esporte olímpico, a luta é diária, hoje já estamos trabalhando dia e noite para entregarmos projetos do SICONV até quinta-feira. Buscamos ainda empresas para financiar vários de nossos projetos já aprovados, desde a cobertura dos nosso projeto de esportes coletivos (o único que ainda não está encaminhado no âmbito do IR) e para os vários projetos de ICMS, como a reforma de nossa piscina, academia para atletas dentro da Gávea e a renovação do nosso time de basquete.

Na Lei Pelé, a briga dos verdadeiros clubes formadores de atletas olímpicos é que esse dinheiro chegue para a gente e não para clubes que nunca formaram nem jogadores de bola de gude em um perigoso ano de eleições no Brasil inteiro.

Enfim, é um elefante por dia. O de ontem foi devidamente abatido, mas a luta continua. Afinal, isso aqui é Flamengo !

Grande abraço, saudações rubro-negras - Alexandre Póvoa

Anônimo disse...

Parabéns alexandre pavoa pelo ótimo trabalho que estão fazendo , o brasil precisa de pessoa como você , agora e montar um time de vôlei feminino para disputar a super liga .

Anônimo disse...

Parabenizo ao alexandre, vido e toda a equipe que corajosamente insistem em fazer esportes olímpicos no Brasil. Meu sonho seria ver o Flamengo forte em todos os esportes, seria maravilhoso ligar a televisão e todos os dias cokm jogos do flamengo para assistir e torcer (futebol de salão, volei, basquete, natação, etc..)
Sauidações