quinta-feira, 12 de março de 2015

A volta surpreendente do Paulinho. Mas o Flamengo de Luxemburgo já esteve melhor nessa temporada


De bom futebol só teve durante os 25 minutos iniciais do segundo tempo. Digno de comentário só a volta incrível e surpreendente do Paulinho depois de um bom tempo parado, na vitória contra o Volta Redonda por 2 x 1, de virada, que manteve a equipe no G4.

Foram com as trocas do Luxemburgo no intervalo - entradas de Paulinho e Alecsandro, saídas de Mugni e Eduardo da Silva, que o Flamengo finalmente apresentou suas maiores características na temporada.

Com uma intensa troca de posições e movimentações com Paulinho na esquerda, Gabriel centralizado e Marcelo na esquerda, a virada parecia questão de tempo. E bloqueava qualquer contra-ataque do adversário que impedia qualquer perigo.

O tanto tempo parado não prejudicou Paulinho, que infernizou a defesa adversária. Fez o gol, perdeu duas chances incríveis e ainda deu ótimo passe para Canteros que finalmente deu um chute e o goleiro defendeu.

Mas foi o único que jogou. Marcelo fez sua pior partida, Gabriel teve boas chances pelo meio, mas precisa treinar e muito finalizações e Canteros forçava demais os passes na vertical.

Novamente o Flamengo abusou dos cruzamentos: errou 30 e só acertou sete, porém nenhum com perigo. É muito cruzamento alto, muito balão pra dentro da área. Precisa ser mais preciso. O melhor tem sido o Pará.

As jogadas pelos lados estão acontecendo, mas porque não cruzar rasteiro para trás e contar com as chegadas dos volantes ou do atacante que finge que vai, mas não vai e espera a bola chegar de frente pro goleiro? Falta acertar uma jogadinha dessa.

Entretanto, o que tem mais preocupado é a defesa e a falta de compactação dos volantes. Novamente os zagueiros tiveram que enfrentar os atacantes diretamente e sem combate dos volantes. No gol do Volta Redonda, uma bola que estava no ataque com Gabriel, onde foram parar os volantes? Está tudo muito espaçado. O adversário depois que passa da marcação (quando tem) do ataque Rubro Negro tem chegado com muita facilidade ao gol do Paulo Victor. É bola na trave quase todo jogo.

E agora outra preocupação. Sem Samir e Cáceres, os cruzamentos somado a uma linha de impedimento bizarra que estão fazendo quase prejudicaram o Flamengo no final da partida. A fase do Wallace é bem ruim.

Dois jogadores que têm entrado bem e estariam próximos de serem titulares, a meu ver: Luiz Antônio, como atacante pela direita com o Pará, e o volante Jonas imediatamente no lugar do Márcio Araújo.

O Flamengo de Luxemburgo já esteve melhor nessa temporada.

2 comentários:

Anônimo disse...

Quando o Luxemburgo colocou 3 volantes perdeu a evolução da equipe que vinha construindo, a equipe ficou configurada num esquema ruim perdeu tempo ao invés de continuar a acertar o esquema inicial. Agora está tendo que reconstruir com desfalques, falta o Evérton, o Artur Maia. O gol do Volta Redonda foi culpa do Gabriel é daqueles lances em que não se pode perder a bola se não arma o contra-ataque no mano a mano fora este erro individual, só tivemos problemas no final do jogo porque o Bressan e Wallace não combinaram bem por enquanto, parecem desentrosados em relação ao posicionamento. Parece que o Paulinho que vai voltar a jogar será o de 2013. O Marcelo Cirino na quarta foi muito mal, o pior em campo não acertou nada deveria ter saído. Luis Antônio agora é lateral acho que isso já está meio que encaminhado.

Marcelo disse...

Na minha opinião, o Canteros tb falhou feio no lance do gol. Ele foi lento e não colocou o pé na dividida.
Quantos aos cruzamentos, lembro que o segundo gol saiu numa jogada assim. Além disso, o Paulinho teve duas excelentes chances em cruzamentos. Nos três casos, os lances vieram da direita.