terça-feira, 17 de novembro de 2015

"EXOS: Uma nova ferramenta para o futebol do Flamengo". Parceria: André Amaral e Luiz Filho

Um dos pontos negativos da gestão do futebol neste triênio foi sem dúvida a preparação física dos jogadores. Motivo de mea-culpa da gestão atual do clube. Por que Guerrero que chegou voando e agora não tem o mesmo rendimento? Éderson? Émerson? Por que foi um ano com tantos problemas físicos e recuperações mal sucedidas?

Pois bem, um dos pilares do plano de Eduardo Bandeira de Mello para o futebol na próxima gestão, se reeleito, é melhorar a infraestrutura e processos. Mas de que forma se daria isso? Através da EXOS.

Trata-se da empresa que é líder mundial em treinamento integrado de alta performance, nutrição e fisioterapia para atletas de elite e que trabalha com a seleção da Alemanha, EUA, franquias da NBA, MLS, NFL e Comitê Olímpico da China.

A EXOS trabalha sob 4 pilares: Mentalidade, Nutrição, Treino Físico e Recuperação, com a filosofia baseada na compreensão de que é necessário ter um comportamento compatível com a profissão 24 horas por dia, sete dias por semana.

São inúmeros dados colhidos e o blog teve acesso a algumas informações. O relatório completo da análise da empresa será anunciado em breve pelo Flamengo assim que o contrato for assinado.

O departamento de futebol passou pela consultoria da empresa norte-americana de julho a outubro. Eles diagnosticaram todos os setores do departamento de futebol. A empresa normalmente leva em suas consultorias recomendações como a capacitação da comissão técnica, além de treinos individualizados baseados em avaliações funcionais, estabelecimentos de protocolos padronizados, o desenvolvimento de programa de redução de contusões e uma melhor comunicação entre as áreas.

Toda essa estruturação do CT e compra de equipamentos passará pelo suporte da EXOS. Seedorf, por exemplo, nos tempos de Botafogo, indicou o NormaTec, um aparelho criado nos EUA. É como se fosse um saco de dormir que infla. E nele tem um software com programas para joelho, tornozelo, adutor e posterior da coxa. A EXOS trabalha com esse tipo de aparelho há tempos e ninguém tinha aqui no Brasil.

Além da parte física, outra mudança que pretendem implantar é a da mentalidade. Os atletas serão reeducados. Suas esposas também serão auxiliadas para ajudar na correta preparação dos alimentos. E não é só: a ação técnica dos jogadores, ou seja, a forma de bater na bola, vai ser analisada e corrigida. O objetivo é não só melhorar o resultado, mas proteger o corpo dos atletas.

Evidente que será uma verdadeira revolução cultural, de muita disciplina entre jogadores, profissionais e diretorias. Como também é fato que apenas isso não dará resultado de imediato, mas o que adianta contratar uma grande jogador se depois de cinco partidas ele não consegue mais render por falhas na preparação física ou por erros na sua recuperação? Ou um treinador de ponta se o clube não oferece um elenco bem preparado fisicamente?

Para uma mudança cultural, isso mesmo, cultural do clube é fundamental esta reformulação completa. O investimento em estrutura deve ser pesado e o clube promete a conclusão do CT profissional do futebol, além da compra de maquinário necessário para a implementação do trabalho integrado que a EXOS propõe.

Nosso Centro de Treinamento já terá modificações propostas pela EXOS. A preparação será integrada entre os setores. Hoje, eles não conversam entre si. Médico, preparação, fisiologia, alimentação, recuperação, preparação (inclusive mental) de forma integrada.

A evolução viria de resultados baseados em processos e trabalho bem executado por profissionais de ponta, além da contratação de funcionários, treinamento dos que estão lá, ordenação do departamento, cobrança de metas objetivas, avaliação de desempenho, construção de um centro de preparação e recuperação, compra ou parceria para maquinário de alta tecnologia, recuperação e alimentação, excelência do Centro de inteligência de mercado. Excelência!

O fundamental é que hoje o clube conhece suas falhas e sabe como trabalhar e no que trabalhar. Não há fórmula mágica, não é isso o que se propõe, há um projeto consistente a ser executado para que o Flamengo chegue perto da excelência, seja de excelência.

Não dá garantir que a partir do ano que vem o Rubro Negro ganhará tudo, mas disputar pra vencer e ser menos instável. É algo grandioso, minucioso, assustador, porém esperançoso. É mais uma ferramenta necessária e que deveria estar há tempos implantada na Gávea. Que seja o começo de uma nova fase Rubro Negra.


Vídeo sobre o trabalho da EXOS, que vai ajudar a melhorar o desempenho do Flamengo no campo:

4 comentários:

Joanilson disse...

Eu acho q o trabalho cultural será o ponto decisivo para dar certo essa técnica, um trabalho q deverá englobar muita gente, todos dentro do Flamengo, empresários e imprensa. Será necessario fazer todos comprarem a ideia, pois senão teremos muita gente fazendo corpo mole nesse meio.

Anônimo disse...

Excelentes texto e notícia! Parabéns, amigo! Com mais essas novidades, não tem como o céu não ficar azul nos próximos anos...

Abração,
Gomide.

Matheus P. disse...

Só acredito quando tiver em prática! O CT já era pra ter ficado pronto a muito tempo, é uma vergonha um clube do tamanho do Flamengo, maior clube do país, ter um ct que mais parece um pasto, sem urbanização, até hoje com contêineres. Sou a favor da reeleição do EBM mas em muitos aspectos, principalmente referente a modernização e profissionalização do futebol essa diretoria deixa muito a desejar. SRN

Humberto Sempre Fla disse...

O Fluminense foi bicampeão brasileiro 2010 e 2012 sem CT, treinando em um campo em más condições, segundo os próprios jogadores, nas Laranjeiras.

Tite, Roger Machado e Dorival Junior fizeram a diferença no Corinthians, Grêmio e Santos. Todos nós vimos.

O Flamengo precisa de um treinador que encaixe o time, que o mantenha motivado, que faça esse grupo qualificado ser unido e vencedor!!!

Não precisa ser nem medalhão, nem humilde demais. Tem que encaixar!!!

Futebol é motivação e comprometimento. Esse método aí é um algo a mais. Ter um CT pronto também é um algo a mais. Fundamental mesmo é ter um grupo unido, focado, com todos querendo vencer!!!