segunda-feira, 1 de maio de 2017

Estadual 2017: Flamengo 1 x 0 Fluminense


No primeiro jogo da final do Estadual, o Flamengo teve uma bela atuação e venceu o Fluminense por 1 x 0. Resultado que saiu barato para a equipe das Laranjeiras, reforçando a dificuldade Rubro Negra em definir com mais tranquilidade seus jogos.

O Flamengo vinha de uma sequência de quatro empates, porém, depois do 0 x 0 na semifinal da Taça Rio contra o Vasco, a equipe apresentou boas partidas: CAP, Botafogo, CAP e Fluminense com um total de 59 finalizações, média de 14 por jogo, sendo que nas duas últimas partidas foram 36 finalizações. Entretanto, foram apenas seis gols nesses quatro jogos. Falta letalidade, falta quem decida nesse tanto volume de finalização.

Nesse domingo, Abel confessou que se surpreendeu pela postura Rubro Negra, pois, pelo fato do Flamengo ter atuado no meio da semana, fora de casa e pela Libertadores, achou que as duas equipes começariam se estudando, sem agressividade, até por se tratar de uma decisão em 180 minutos.

Zé Ricardo, sem seu principal jogador, sem o dono do meio de campo, preparou diversas armadilhas para neutralizar o adversário, anulando o melhor ataque do país e a correria tricolor.

Éverton e Berrío pelas pontas inibiram os avanços de Wellington Silva e Richarlison. Com a marcação avançada, pressionou a saída de bola do tricolor. Com os três volantes embolou o meio de campo.

Foi um amplo domínio, pouco chutão e boas triangulações. E não foi uma posse de bola infrutífera, mas de boas chegadas ao ataque, porém, sem conseguir o gol, que saiu justamente nessa pressão do Éverton, após falha do Renato Chaves.

A única jogada de perigo do tricolor, foi nas costas do Pará, pois Berrío não acompanhou e Vaz fez bom corte.

Sem Diego, Guerrero continua sendo o dono do meio de campo, do ataque, da função de pivô. É inacreditável o domínio e categoria do peruano, que mata no peito qualquer chutão que recebe.

Éverton jogou no sacrifício, revelou que só entrou em campo na base da infiltração, e foi decisivo para a vitória, não só pelo gol, mas pela atuação na extremidade do campo, auxiliando na marcação e sendo agudo no ataque. Bem diferente do Gabriel, por exemplo. É uma situação que preocupa, pois Éverton não tem reserva.

No segundo tempo o Fluminense voltou para o tradicional abafa. Mas o Flamengo forçou o tricolor a mudar sua postura tradicional de jogo, e passou a erguer bolas na área e buscar faltas para tentar chegar à área Rubro Negra, além dos escanteios. Coisa até então incomum pelas Laranjeiras. Méritos para Zé Ricardo.

Méritos também para Réver e Vaz, que cortaram todos os cruzamentos de forma impecável. Após 15 minutos de pressão, que incluiu uma bola na trave, após desvio do Vaz, o Flamengo procurou esfriar o jogo, ficar mais tempo com a posse de bola, porém sem abdicar ao ataque.

E poderia ter marcando o segundo, o terceiro se tivesse mais capricho no ataque. Cavalieri fez duas ótimas defesas em chutes de Guerrero e Mancuello, Éverton e Berrío falharam em alguns contra-ataques e Matheus Sávio desperdiçou a última bola.

O Fluminense conseguiu emplacar apenas um contra-ataque, após escanteio Rubro Negro. O que não pode acontecer novamente.

Vão pensando os tricolores que só perderam pela falha do zagueiro. O gol só saiu pela falha sim, mas justamente pela marcação avançada, pela postura de vencedor que o Flamengo se portou desde o começo.

O Fluminense teve a semana livre, jogou com reservas pela Primeira Liga, e terá novamente outra semana para se preparar para a final.

Já o Flamengo cumpriu seu primeiro objetivo da semana. Quarta é garantir a classificação para a próxima fase da Libertadores e no domingo levantar o troféu de campeão carioca.

2 comentários:

Marcelo disse...

Bastou um banco pro Vaz pra ele voltar a jogar sério, sem palhaçadinha, sem pensar ser o melhor zagueiro do mundo, querendo fazer a transição do time pro ataque, sem querer aparecer.

Rogério Fonseca disse...

Foi uma boa vitória do Flamengo. Dominou o primeiro tempo e a partir dos 20 minutos do segundo tempo o Mengão teve vários contra ataques a seu favor. Achei linda a ajeitada de bola do Guerrero para o Mancuello num lance do primeiro tempo e o Éverton mais uma vez nos deu uma vitória. Parabéns jogadores pelo ótimo desempenho!!! Parabéns Zé Ricardo o time está bem encaixado, jogando bem!!!