domingo, 9 de julho de 2017

Brasileirão 2017: Vasco 0 x 1 Flamengo


Há uns anos que o "clássico dos milhões" deixou de ser uma grande partida, com lances brilhantes e emocionantes.

Aqueles bons Flamengo x Vasco da década passada ficaram para trás e ontem mais uma vez se resumiu a uma guerra dentro de campo que se estendeu tristemente para a arquibancada que, antes mesmo do apito final, já estava em polvorosa. 

Desde que Eurico Miranda reassumiu o cruzmaltino o clima tem sido esse. Era óbvio que uma hora ou outra essa barril iria explodir.

Antes mesmo do jogo começar, problema na zaga: Réver com problemas estomacais foi vetado e Rafael Vaz foi a opção. 

Com poucos minutos do clássico, o zagueiro Rhodolfo também se machuca e Léo Duarte, que praticamente não teve nenhuma oportunidade no ano, foi colocado na fogueira.

Mesmo com uma zaga reserva que nunca jogou junta, o Flamengo não foi ameaçado em nenhum momento. Não levou em momento algum pressão. 

Na verdade o primeiro tempo foi bem ruim e pobre em jogadas. O Vasco abusava das faltas e o Rubro Negro, com mais talentos capazes de desequilibrar o jogo, não encontrava espaço. 

O Flamengo tentava chegar apenas pela direita com Éverton Ribeiro e Rodinei. Em um das das triangulações Diego chutou pra fora. 

O primeiro chute pra valer no gol foi de Guerrero, apenas aos 37 minutos.

No segundo tempo mais um problema: Guerrero, caçado em campo, precisou de sair, após levar uma pancada na cabeça e ficar completamente grogue. Damião entrou.

O Rubro Negro continuava pressionando na marcação e forçava erros de passe do adversário, além de reter a posse de bola com Diego vindo de trás. 

Em mais um erro provocado pela forte marcação, Éverton Ribeiro recuperou e tocou livre para Diego, que finalizou mal. 

No lance seguinte nova tentativa pela direita. E o talento entrou em cena: Éverton Ribeiro fez linda jogada em drible de corpo e meteu na medida para Éverton abrir o placar. 

E depois, mais problemas para Zé Ricardo, que não pôde fazer nenhuma substituição tática: Leo Duarte sentiu e Rômulo precisou ser improvisado na zaga.

Agora não era apenas uma zaga reserva, mas também um volante improvisado que não jogava há tempos. Além de pontas e meias esgotados fisicamente sem poder entrar sangue novo.

O Flamengo jogava de forma consciente, sem ser brilhante, mas com muita garra, valorizando a bola e também buscando o gol. Por pouco Éverton Ribeiro não faz um golaço, após belo toque de calcanhar de Damião. 

O Vasco era muito limitado no ataque. Tentava ganhar no grito. Nenê e Luis Fabiano reclamavam de pênalti a cada cruzamento. A única defesa do Thiago foi de um chute do Luis Fabiano. E só!

Guerreiro e Diego não foram bem. Porém, hoje, o Rubro Negro tem um terceiro jogador fora de série: Éverton Ribeiro. Em três jogos são três assistências. Foi o dono da partida no ataque e ainda ajudando na defesa.

Éverton tem crescido em campo com seu xará. E Cuellar fez até o pífio jogo do Márcio Araújo ficar menos ruim.

Foi a quarta vitória seguida no Brasileiro. O time chegou aos 23 pontos e assumiu a vice liderança do campeonato. 

Com tantos problemas, volante improvisado na zaga, Guerrero machucado, ambiente nervoso, o Flamengo obteve uma vitória gigantesca. É pra embalar. 

3 comentários:

Marcelo disse...

Ótima análise, André. Só faltou dizer que o Léo Duarte sentiu por causa de uma entrada criminosa do Luís Fabiano, que já tinha amarelo e era pra ter sido expulso.

Marcel Pereira disse...

Criminosa a atitude do Luís Fabiano e criminosa a atitude do Nenê após o apito final. Reincidência total, desde as criminosas atitudes do Rodrigo. A Polícia Militar impediu uma calamidade muito maior, com mais mortos e possivelmente até agressões físicas aos jogadores do Flamengo. Por mais alarde que a imprensa tenha feito nos últimos dias, não vi nenhuma atitude enfática o suficiente contra estes atos especificamente. E o idiota do Edmundo vai à tv dizer que a instituição Vasco tem que ser preservada. Tornou-se uma instituição medíocre, longa da grandeza que tinha no Século XX. Complexados, veem perseguição de todos os lados. Não conseguem ter a mínima autocrítica. Insitam o ódio constantemente e só sabem se dizer vítimas. Pedem desculpa mas dizem não ter culpa. Estão reféns deste senhor que manda e desmanda lá dentro há pelo menos 3 décadas.
A diretoria que abra o olho, pois desde já eles vão começar a premeditar razões para gerar uma interdição da Ilha após o jogo de volta. Se não abrir o olho desde já, vão nos prejudicar muuuito na reta final do campeonato.

Julio Martins disse...

Marcel,

você disse tudo. Parabéns!