quinta-feira, 27 de julho de 2017

Copa do Brasil 2017: Santos 4 x 2 Flamengo

Mais uma vez o Flamengo garante a classificação para a próxima fase e a torcida sente mais alívio do que euforia, após o apito final.

Contra o Atlético Goianiense, o time abriu o placar, levou o empate e ficou a um gol de ser eliminado das oitavas de final. O Rubro Negro só conseguiu o gol da vitória aos 36 minutos, para alívio da torcida.

Agora nas quartas de final, novamente a torcida passou por maus momentos contra o Santos na Vila Belmiro.

Após vencer o jogo de ida em casa por 2 x 0, o Flamengo chegou a ficar na frente duas vezes na partida, entretanto, conseguiu a proeza de levar quatro gols - o quarto sofrido nos minutos finais, e ficou a um gol de ser eliminado.

O apito final outra vez foi mais de alívio do que de comemoração.

Entre os jogadores o sentimento não foi muito diferente. Réver saiu esbravejando: "Espero que a gente acorde para que não aconteça novamente". Os próprios companheiros ficaram enfurecidos com a jogada estulta do Rafael Vaz, quando a partida já estava controlada após o gol de Guerrero no começo do segundo tempo. Em minutos tudo desmoronou, o Santos ganhava por 3 x 2 com apenas 11 minutos da segunda etapa e precisava de apenas mais dois gols para chegar à semifinal.

Tem sido inconcebível a postura do Zé Ricardo, como ele coloca tudo a perder apostando em jogadores medíocres e comprometedores. Ele mesmo desvaloriza e joga no lixo o próprio trabalho, que não está mais lá essas coisas há um bom tempo.

Duas semanas atrás Rafael Vaz estava cobrando falta na entrada da área com 2 x 2 no placar, mesmo tendo Guerrero em campo. Ontem quis fazer graça, sair jogando e errou. É uma clara demonstração de falta de comando.

A prática tem sido rotineira: a torcida pressiona, o treinador barra os péssimos jogadores. Depois espera passar a fervura e volta com toda a turma. O que revela a falta de coerência.

Para se ter uma ideia do tamanho do absurdo: Vinicius Jr estava no banco, porém quem entrou foi Gabriel,  que há meses não jogada uma partida sequer.



***************


A discussão poderia ter sido de uma possível evolução do futebol, uma classificação obtida com autoridade após vencer os dois jogos. Até mesmo uma equipe que teria aprendido com os erros da eliminação da Libertadores, conseguindo jogar sob pressão.

No entanto, o Santos nem precisou de jogar muito, bastou contar com os erros de sempre dos mesmos jogadores: falhas bisonhas de Rafael Vaz e Muralha, além do inútil Márcio Araújo.

Novamente o Flamengo desmoronou quando leva um gol. Até os 30 minutos do primeiro dominava a partida. Berrío na cara do gol demonstrou ser frio para outra vez marcar. O Rubro Negro poderia ter pressionado para ampliar, mas como tem sido rotina, não soube definir. Até que Bruno Henrique acerta um belo chute e empata o jogo. E por pouco o Santos não vira, se o juiz não voltasse corretamente atrás do pênalti mal marcado.

O fim do primeiro tempo foi um alívio. A torcida vive de refrigérios.

No intervalo o time se acalmou, voltou a tocar bola no segundo tempo e Guerrero colocou o Flamengo na frente outra vez. Era a chance da equipe jogar no erro do adversário, aproveitar o desespero e liquidar a fatura. Só que nada disso foi possível, pois Rafael Vaz tratou de querer sair jogando, errou e no escanteio o Santos empatou em falha de Muralha. No minuto seguinte, diante de um Rubro Negro surtado, nova falha absurda da defesa e ainda contando com erro de combate do Márcio Araújo, veio a virada do Santos. Isto tudo com apenas 11 minutos de jogo.

Os donos da casa subiram de 60% para 73% de posse de bola, diante de um Flamengo assustado, que trocava passes na defesa sem conseguir avançar.

Se o Santos consegue o quarto gol mais cedo, a eliminação seria iminente. Por sorte Copete só marcou já nos acréscimos para fazer 4 x 2....em nova falha de Muralha, que, segundo o Zé Ricardo, estava treinando bem e pronto para voltar à titularidade.

O Flamengo chega a uma semifinal da Copa do Brasil jogando bem menos do que seu adversário Botafogo., bem treinado e organizado dentro de suas limitações Mesmo tendo um elenco melhor, Zé Ricardo não consegue entregar um produto de qualidade.

9 comentários:

Ruy Moura disse...

Veja que o Zé Ninguém terminou o jogo contra o Santos com sua tropa: Muralha-Vaz-Márcio Araújo-Arão-Gabriel e a única variação tática que tem colocando o Rodinei de ponta. E mais um vexame! Por favor, esse cara não dá mais!

Caio Badaró disse...

Tenho dito há algum tempo, invariavelmente Marcio Araújo e Vaz entregarão um gol. É inadmissível o Flamengo jogar com esses dois em campo... Sem contar o Muralha... Da entrada do Gabriel não precisa nem falar, não tem absolutamente NENHUMA explicação!

É revoltante... Desanima muito!

Barreto disse...

As criticas recentes são pertinentes, só não podemos esquecer que o Rever tambem falha bastante. Falhou na jogada que deu origem ao gol que eliminou o Flanengo na libertafores,falhou contra o palmeiras e ontem no gol de cabeça do copete. Tb não é jogador para ser titular no Flamengo

João Paulo disse...

O time do Zé é, e sempre foi: Muralha, Pará, Rever, Vaz e Jorge, Araújo, Arão e Diego, Gabriel, Guerrero e Everton. Ao longo de 2017 ele só mudou porque o Jorge saiu e outros jogadores mais medalhões chegaram. A diretoria tem que contratar pra ele ter que mudar. Acho que a gente tem que começar a levar a sério o que o Emerson Sheik falou sobre a arrogância do Zé. Técnico que vem da base está acostumado a mandar e pronto, se mandar um menino dar 100 voltas em torno do campo ele dá, se mandar plantar bananeira ele planta. No meio dos profissionais o buraco é mais em baixo. Duvido que ele não tem problema com o Mancuello, Donatti e Berrio, este último toda vez que sai reclama. Treinador na base não está preparado pra isso. Eu não duvidaria se ele alegar que o Diego Alves ainda não está em condições pra Domingo e escalar novamente o Muralha. Teríamos ele e o Vaz. Desnecessário lembrar que o Corinthians deu de 0 X 3 no Flamengo em pleno Maraca em 2015, deu de 4 X 0 em SP e empatou em 2 X 2 no último jogo no Maraca. Sito estes jogos só pra lembrar que praticamente todos os gols que o Flamengo tomou foram de contra ataques em consequência de falhas defensivas, ou seja, se jogar assim ou como foi também contra o Palmeiras e o Santos toma de oito do Timão. Lembrando mais uma vez que nos quatro a zero no ano passado o técnico era o Zé. Volta Rhodolfo, vem Ramirez e tchau Zé.

Ruy Moura disse...

Não seria vantagem mandar o Zé Ricardo e seus "homens de confiança" Alex Muralha, Rafael Vaz, Márcio Araújo e Gabriel para um time da Série B com salários pagos até o final dos respectivos vínculos contratuais? Goiás e Figueirense se habilitam? O Flamengo estaria com o elenco limpo e mais forte!

Barreto disse...

Além de pensar no comando técnico o Flamengo precisa também pensar, para a próxima temporada, além de dispensar vários atletas, em elevar o nível dos seus jogadores para se tornar realmente um elenco de alto nível. Há necessidade de um lateral direito de um nível melhor do que os atuais, de pelo menos um zagueiro central de nível. Rodolfo ainda é uma incógnita em virtude no seu histórico de lesões e Rever é um jogador sério mas apenas razoável e também falha muito . Rafael Vaz é horroroso. Exceto o Cuellar todos os nossos volantes são medianos ou ruins. Não tenho condição de analisar o Ronaldo porque ainda não foi testado. O Fla tem meias e atacantes de ótimo nível mas há muitas carências no resto da equipe para serem eliminadas , antes de considerar o Fla com elenco para ser favorito em todas as competições.

Rogério Fonseca disse...

Barreto,
por favor. Você pode analisar os jogadores do Coríntians e explicar porque eles não tomam gols bobos? Se jogador é o problema, então o time do Coríntinas só tem craques. rsrs.

O bandeira estava indo bem nas contratações de treinadores. Contrato vai até determinado tempo. Se for embora antes, clube paga um ou dois meses de salários e tá bom demais.

Não sei, mas parece que a soberba tomou conta. Ele relaxou e fez contrato de 2 anos com salários garantidos. Caridade, boas ações se faz com dinheiro do próprio bolso. Dinheiro do Flamengo é para ser usado da maneira mais eficiente e produtiva.

Barreto disse...


Rogério Fonseca


Toda a defesa do Corintians é melhor que a do flamengo principalmente os laterais.

João Paulo disse...

Se fizer uma partida inteligente bem compactada na hora de defender, o Flamengo, principalmente através dos valores individuais pode até vencer hoje. No entanto, caso jogue como nos últimos jogos tomará uma goleada.