segunda-feira, 10 de julho de 2017

O Flamengo nas últimas quatro rodadas do Brasileirão

Em quatro rodadas o Flamengo dizimou a diferença que era de oito pontos para a equipe do Grêmio e hoje está com um a mais, na segunda colocação. Porém, ainda noves pontos distantes do líder Corinthians.

O Rubro Negro saiu do 11º lugar para a vice-liderança.

Dentro de campo se o time ainda não apresenta um futebol de encher os olhos, melhora em alguns fundamentos.

No ataque falta uma maior compactação entre os jogadores. Por vezes o time atua ainda espaçado, com Diego voltando muito, e enfrenta dificuldades para furar a marcação.

Muita gente acredita se tratar de uma crítica ao Zé Ricardo quando se fala que o talento individual vem decidindo. Não que seja demérito, entretanto a sensação é de que pode mais.

Óbvio que só talentos individuais por si só não garantem nada. O Flamengo vem jogando de forma mais organizada. O que será comprovado neste post.

Não dá para dizer que a equipe não cria, pelo contrário: criava oportunidades, mas finalizava mal.

O Flamengo era a equipe que mais chutava, porém era segunda que mais errava. O índice de acertos nos chute cresceu de 34,5% para 50% nas últimas quatro rodadas.

Nas oito primeiras rodadas o Flamengo precisava de quase 12 finalizações para conseguir um gol. Nas últimas quatro precisou de 5,8 finalizações para marcar.

Com Éverton Ribeiro estreando, o time passou a ter um ponta que afunila, que faz o papel de meia à frente do Diego. Com essa novidade, a equipe passou a cruzar menos bolas na área: de 27 para 21 por jogo.

Na defesa, o Rubro Negro evoluiu bastante. Nas últimas quatro partidas a equipe levou apenas um gol em 43 finalizações sofridas.

Com Cuellar em campo, o time aumentou seu percentual de roubadas de bola: 17 para 20.

Valém destacar que o colombiano ficou no banco praticamente todo o Brasileiro no ano passado sendo pouco aproveitado, mesmo vendo Arão empurrando com a barriga e o Rubro Negro caindo de produção nas últimas 10 rodadas. Finalmente Zé Ricardo acordou. Antes tarde do que nunca.

Nas últimas seis rodadas o Flamengo lidera com 16 pontos. Superando o Corinthians no saldo de gols:


O Flamengo passou a ter a segunda melhor defesa. E é provado que ganha o Brasileirão quem sofre menos gols:


Em 12 rodadas, o Corinthians não sofreu gols em incríveis nove partidas. O Flamengo vem logo atrás com seis no total: Atlético-GO, Botafogo, Ponte Preta, Bahia, São Paulo e Vasco.


A evolução é evidente: nas últimas oito partidas, incluindo Copa do Brasil e Sul-Americana, são sete vitórias. Como já escrito por aqui: justamente na sua melhor fase no ano o Flamengo enfrentará uma dura sequência pela frente. Já passou por São Paulo e Vasco, agora tem Grêmio, Cruzeiro, Palmeiras.

Com as vitórias, voltam também a confiança. É muito mais fácil corrigir os problemas do time acompanhado dos três pontos do que ameaçado de demissão e pressionado pelos resultados ruins.

O ponto vulnerável continua sendo no gol. Thiago não fez praticamente nenhuma defesa difícil. De cabeça dá para lembrar um chute do Luccas pela Ponte Preta, uma contra o Bahia, a do Luis Fabiano e só.

Pode parecer incoerente afirmar que o time precisou de 43 finalizações para levar um gol e o Thiago não ter reconhecimento nenhum. Porém, o mérito parece ser muito mais do sistema defensivo - aí entra o bom trabalho do Zé Ricardo, do que do goleiro que teria feito grandes defesas, o que não foi o caso ainda. Quem viu a atuação do Jéfferson contra o Atlético Mineiro pode comprovar.

Números e informações: Footstats e FutDados

2 comentários:

Julio Martins disse...

André,

que bom que o Flamengo jogou com a zaga reserva e mesmo assim venceu! Parabéns a todos os jogadores por mais essa grande vitória!!!

Claudio disse...

Boa tarde.

Golaço de cabeça do Éverton, após linda jogada e cruzamento do Éverton Ribeiro, quase golaço do Éverton Ribeiro em passe do Damião, bela defesa do Thiago em ótimo chute do Luís Fabiano, Nenê há três anos jogador mais mau caráter do futebol brasileiro simulando pênaltis, faltas, tentando enganar arbitragens o tempo todo.

Boa semana para geral nessa valiosa escola chamada planeta Terra.